A tecnologia no RH e o futuro da gestão de pessoas.

A tecnologia no RH e o futuro da gestão de pessoas.

A inovação é o passo natural na busca pela excelência em todos os setores do mercado. Na era da informação, várias ferramentas surgiram para facilitar as rotinas, incluindo a de gestão de pessoas. Nesse novo cenário, a tecnologia no RH precisa ser uma constante.

As grandes empresas conseguem se manter no topo, com produtos e serviços de primeira qualidade utilizando a tecnologia como aliada. O fato é que, hoje, já não é mais possível criar planejamentos sem a inclusão da inovação.

Mas como, de fato, a tecnologia pode ser aplicada no setor de RH? Se você tem essa e outras dúvidas relacionadas ao tema, acompanhe as próximas linhas e entenda melhor.

O papel da tecnologia no desenvolvimento do setor de RH

Olhando externamente, a tecnologia e o setor de RH sempre pareceram distintos. A visão de muitos quando se fala em RH é do profissional com uma caneta na mão, fazendo anotações em currículos.

Não dá para dizer que seja uma ideia equivocada, pois em muitas entrevistas de emprego esse cenário é bastante comum.

Porém, trata-se de um conceito bastante limitado sobre o profissional de RH, pois o seu trabalho é muito mais abrangente e complexo.

E é exatamente no âmbito geral que a tecnologia é importante para o dinamismo e qualificação dos serviços desenvolvidos. Entre outros pontos, a modernização influência:

  • auxiliando a capacitação e treinamento das equipes de trabalho;
  • aumentando a eficácia dos processos de contratação;
  • Simplificando a rotina com ferramentas automatizadas.

 

Além disso, existem recursos tecnológicos específicos para aprimorar os processos de forma considerável. Abaixo veremos exemplos de mecanismos que podem ser utilizados pelo setor de RH para trazer a excelência nas tarefas desenvolvidas.

Cloud Computing

O Cloud Computing, é o dispositivo que utiliza um espaço fora da rede da empresa para armazenar arquivos e informações. A tecnologia em nuvem já é utilizada por grandes organizações e ajuda a integrar as equipes e dinamizar os trabalhos.

O cloud computing possui inúmeras facilidades e vantagens em seu funcionamento, entre elas podemos destacar:

  • espaço infinito para armazenamento;
  • sem necessidade de gerenciamento dos arquivos;
  • facilidade de acesso.

Mapeamento de perfil

AEste dispositivo consegue traçar perfis profissionais e realizar o acompanhamento deles. Com a tecnologia, o setor de RH conseguirá identificar os pontos mais  favoráveis e os menos dos funcionários e os redirecionar para atividades que se mais combinam com os perfis dos funcionários.

A ferramenta possui muitos benefícios, como maior acerto nas contratações, tornando os processos seletivos mais eficazes, e redução de custos com um menor número de desligamentos e burocracias que envolvem a rotatividade de trabalhadores.

A APPonte

É uma plataforma online para recrutamento e seleção. A APPonte tem como objetivo facilitar e aumentar a assertividade das contratações empresariais.

Assim que a empresa divulgar a vaga e o perfil do candidato adequado para preencher a ocupação. As empresas vão utilizar o “match inteligente” para encontrar profissionais que mais se enquadram na descrição, a plataforma vai mostrar o número de candidatos para as porcentagens de 85%, 65% e 50% que se encaixem com os requisitos da empresa.

Por fim, a tecnologia no RH já é uma realidade e deve ser considerada dentro de qualquer empresa. Porém, para ser efetiva na estratégia, os primeiros passos devem ser

Por fim, a tecnologia no RH já é uma realidade e deve ser considerada dentro de toda empresa. Porém, para ser efetiva na estratégia, os primeiros passos devem focar no entendimento das necessidades do setor e na análise do suporte da empresa para a instalação das novas ferramentas.

We are Leafcolor, we are wordpressing in our way ;)