Pare de atirar para todos os lados: invista nos melhores APPS de RH para PMES e encontre o profissional ideal

Pare de atirar para todos os lados: invista nos melhores APPS de RH para PMES e encontre o profissional ideal

Encontrar o funcionário ideal não é tarefa fácil. Principalmente se você é pequena ou média empresa (PME) e não possui um departamento de RH muito estruturado. Provavelmente, lê e ouve falar que a tecnologia pode ser uma forte aliada para os processos seletivos. E de fato é. Atualmente, muitas organizações recorrem aos melhores APPS de RH para PMES e, assim, agilizam e facilitam a busca pelo melhor candidato.

Embora tenhamos milhares de brasileiros querendo recolocação, o desespero por conseguir “qualquer coisa” acaba atrapalhando os processos seletivos. Isso acontece porque os candidatos, muitas vezes, enviam seus currículos para vagas que não estão 100% aptos a ocupar. E quanto de tempo e dinheiro os departamentos de RH e as consultorias perdem com isso? Sem falar na rotatividade. Profissional que busca por qualquer coisa também se desliga da empresa com mais facilidade. Vai embora na primeira oferta de salário ou benefícios maiores (e nem precisam ser tão maiores assim, como temos observado nos últimos tempos). Essa rotatividade impacta na produtividade das operações e, consequentemente, na rentabilidade do negócio.

Então, quais os melhores apps para busca de colaboradores?

Justamente por conta de uma necessidade real foi que nasceu o Apponte.  Trata-se de um aplicativo que investiga e cruza afinidades entre empregadores e candidatos por meio de uma base de algoritmos, levando ao “match” perfeito entre o profissional ideal e a vaga.

A idealizadora, Jacqueline Dias, tinha muitos problemas na hora de contratar bons profissionais para seus projetos. Publicava a vaga, recebia centenas de currículos e, raramente, conseguia aproveitá-los pois muitas vezes os candidatos mentiam sobre suas capacitações. Diante disso, decidiu desenvolver um sistema que realmente ajudasse os recrutadores a terem maior assertividade.

Comprovadamente, o Apponte reduz, em até 70%, os gastos em processos seletivos. Outro benefício é um menor índice de rotatividade. Isso acontece porque a ferramenta permite, por meio de um filtro de alta performance, que o contratante visualize apenas os profissionais que mais se adequam com a posição disponível. Ou seja, tanto candidato quanto empregador precisam ser muito precisos naquilo que buscam. O objetivo não é que candidatos e empresas “atirem” para todos os lados, mas sim que a tecnologia faça com quem a melhor vaga encontre o melhor profissional para ocupá-la.

O fato de ter acesso a vídeos, áudios e enviar testes que podem ser feitos em tempo real são essenciais para os processos. Eles trazem para as organizações os melhores perfis correspondentes com as vagas, poupando tempo e custo, já que elimina a necessidade de análise de centenas de currículos e de entrevistas presenciais num primeiro momento.