Como contratar funcionários de forma assertiva

Como contratar funcionários de forma assertiva

Como contratar funcionário de forma assertiva? Como escolher as pessoas certas para fazerem parte da sua empresa?

Afinal, a contratação é um dos processos-chave em qualquer empresa, afinal, é a porta de entrada dos colaboradores que podem contribuir para o crescimento da organização.

Primeiramente, é importante ressaltar que a contratação deve ser feita por pessoas com treinamento adequado para essa função, ou seja, o setor de Recursos Humanos. Só o fato de o recrutamento ser feito por alguém que tem o preparo necessário já torna o processo muito mais rápido e assertivo.

Quer saber mais sobre o assunto e entender quais são os principais requisitos para não errar na contratação de novos funcionários? Confira algumas das nossas dicas:

1) Defina o perfil desejado:

O primeiro passo para fazer uma contratação efetiva e saber quem você deseja contratar. Não tente desenhar um funcionário perfeito. A ideia aqui é listar as características que realmente são necessárias para a vaga. Quais são as atribuições fundamentais para que as tarefas daquele cargo da melhor maneira possível.

2) Divulgue a vaga corretamente:

Esse tópico pode ser dividido em dois passos: primeiro, certifique-se de que o texto ou cartaz de divulgação da vaga contenha todas as informações necessárias — turno e local de trabalho, principais funções e exigências para o cargo.

Depois, pense quais são os melhores locais para divulgar sua vaga. Que lugares seu candidato ideal frequenta? Em que redes sociais ele está? Esses dois passos simples funcionam como uma pré-seleção e evitam que você perca tempo analisando currículos de pessoas com perfis totalmente opostos ao que sua empresa precisa.

3) Conheça o máximo possível dos candidatos:

Esse é o ponto alto do processo seletivo: o momento em que os candidatos são avaliados. É importante usar dinâmicas, provas técnicas e entrevistas para extrair o máximo possível de informação sobre o candidato. Assim, você evita surpresas desagradáveis depois da contratação.

4) Antes de contratar funcionário, teste o alinhamento de valores:

Um ponto que merece destaque nos processos seletivos, principalmente por ser ignorado em grande parte deles, é o alinhamento de valores. Sua empresa tem uma cultura definida, uma visão e um modo de trabalho. Assim, antes de contratar um funcionário, é fundamental verificar se há aderência.

Mudar os valores e o modo de pensar de uma pessoa é algo extremamente difícil e, por isso, certifique-se de que o candidato está alinhado à empresa. Isso pode ser feito com perguntas indiretas na entrevista, testes comportamentais e observação do candidato durante todo o processo.

5) Conheça as leis de contratação:

Por fim, é muito importante ter o mínimo de conhecimento legislativo antes da contratação. Saiba o tipo de contrato que melhor se adéqua ao que você propõe para a vaga em questão, conheça os direitos e deveres do contratante e do contratado.

Caso não domine com segurança esse ponto, vale a pena terceirizar essa parte do processo. Assim, você evita dor de cabeça com problemas legais.

Esses são os pontos principais para um processo seletivo eficaz. Você pode mudar a ordem dos testes ou buscar formas alternativas de realizar a pré-seleção, desde que se certifique de que, ao fim do processo, todos os pontos essenciais terão sido atendidos.

We are Leafcolor, we are wordpressing in our way ;)