5 dicas para encontrar o estagiário dos sonhos (alerta de spoiler: sim, já é possível usar aplicativo de vagas para estagiários)

5 dicas para encontrar o estagiário dos sonhos (alerta de spoiler: sim, já é possível usar aplicativo de vagas para estagiários)

Não há dúvidas de que o estágio é ponto importante para a carreira e o desenvolvimento de todo profissional. Porém, a seleção e recrutamento de estagiários pode se tornar uma tarefa mais árdua os recrutadores e gestores do que conseguir um profissional mais experiente. Entre os desafios está a escolha de um canal de contato alinhado com a nova geração, como a escolha do melhor aplicativo de vagas para estagiários, por exemplo.

O mercado mudou, as expectativas de ambos os lados em relação à entrega também, e as novas gerações chegam para imprimir um novo comportamento neste cenário.

Conectados, inovadores, criativos, ágeis e engajados, a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2000) chega para ocupar espaço e quebrar alguns paradigmas ainda enraizados.

Tendem a ser mais ligados em assuntos como sustentabilidade e diversidade, valorizam a flexibilidade de horários – buscando relações de trabalho cada vez mais virtuais – e possuem um perfil empreendedor. Mas também apresentam certa dose de ansiedade e dificuldades em lidar com hierarquias e críticas.

Diante disso, preparamos cinco dicas que levarão você a encontrar o estagiário dos sonhos. Confira:

1. Defina o perfil

Assim como qualquer outro profissional, tenha muito claro quais são os atributos que busca em um estagiário. É preciso ter clareza também que não dá para esperar que ele tenha a desenvoltura de um colaborador mais experiente. O gestor precisa enxerga-lo como um investimento, com quem vale compartilhar tempo e conhecimento. Alguns requisitos básicos: ser curioso, ter iniciativa e, claro, as aptidões necessárias. O Apponte possui filtros que tornam essa busca mais assertiva.

2. Saiba onde buscar

Como falamos acima, a probabilidade de o estagiário que sua empresa busca pertencer à geração Z é muito grande. Até para encontrar um bom profissional é preciso compreender onde essa audiência está. No caso dos jovens, certamente no mobile. Invista em plataformas que facilitam o processo seletivo, como o uso de um aplicativo de vagas para estagiários. O Apponte, por exemplo, traz a linguagem ideal para se comunicar com esse público, é fácil de usar e ainda ajuda a eliminar fases do processo de seleção – como a triagem, por exemplo.

3. Teste antes de seguir para o presencial

Outra vantagem de usar um aplicativo de vagas para estagiários, como o Apponte, é ter contato visual com o candidato, que pode enviar um vídeo para se apresentar e falar um pouco de suas aptidões. Essa é uma boa forma de se conectar com quem realmente tem conexão com as necessidades da companhia e conferir se o que está escrito no currículo, de fato, corresponde com os pontos destacados pelo profissional. Existe ainda a possibilidade de realizar testes virtuais, além de eliminar custos e otimizar processos, as descobertas sobre comportamento e o emocional, por meio dos testes, pode fazer total diferença no dia a dia

4. Avalie comprometimento e interesse

Faça questionamentos que mostrem se o candidato se preparou para a entrevista (online ou presencial), se estudou a empresa e, no caso dos testes pelo aplicativo, se tem coerência no discurso ou se está apenas respondendo aquilo que o recrutador quer ouvir.

5. Seja claro em relação à função executada e dê feedback

Dar o match com o profissional ideal é o que todos buscam, mas quantas vezes o colaborador contratado iniciou um trabalho e meses, semanas depois já se mostrava desmotivado? A probabilidade de o melhor crush cruzar o caminho da sua empresa aumenta com o Apponte. Mas, durante o processo, é importante o recrutador deixar claro quais tarefas serão executadas. Se possível, dê exemplos. Profissionais que chegam e encontram exatamente o cenário que lhes foi desenhado têm mais chances de permanecer na vaga. A Geração Z necessidade de feedback constante. Assim, quando o estagiário se encaixar no perfil que a empresa busca, deixe-o saber e mostre a ele que possibilidades de crescer dentro da corporação existem.